Inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até esta terça-feira (26) pela internet.
Dia do Orgulho LGBTQIA+ foi celebrado no dia 28 de junho, foto de arquivo Raphael Renter/Unsplash O IV Seminário da Zona da Mata e Campos das Vertentes sobre LGBTQIfobia e Cidadania LGBTQI+ será realizado de quarta (27) a sexta-feira (29) em Juiz de Fora.
A iniciativa é idealizada pela Universidade Federal da cidade (UFJF), por meio do Centro de Referência de Promoção da Cidadania LGBTQI+ (CeR-LGBTQI+).
Segundo a UFJF, o evento ocorre no Teatro da Escola de Artes Pró-Música, antiga Casa de Cultura.
O mesmo contempla uma série de atividades para comemorar os 3 anos de existência do programa de extensão.
De acordo com o coordenador do CeR-LGBTQI+ e professor da Faculdade de Serviço Social da UFJF, Marco José Duarte, o Centro surgiu como resultado de dois projetos: O Diverse – Observatório da Diversidade Sexual e de Gênero: Políticas, Direitos e Saúde LGBTQI+; O Polo de Referência LGBTQI+ (POR-LGBTQI+), integrados ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade, Gênero, Diversidade e Saúde: Políticas e Direitos (Gedis/CNPq).
“A partir da produção de dados sobre a realidade de LGBTQI+ na cidade, observamos que havia a necessidade de se ter um espaço público voltado para esta parcela da população.
Isso era algo inexistente.
Havia significativas lacunas assistenciais na rede de proteção social, direitos humanos e atenção e cuidado à saúde de LGBTQI+.
Então, a partir das reuniões do projeto POR-LGBTI+, foram sendo agregados sujeitos na sua forma de ativismo individual na cidade, e outros representando expressões de organização, como grupos e coletivos”, explicou Duarte.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até esta terça-feira (26) no link da UFJF.
Programação do Seminário Dia 27/07 (quarta-feira): 17h: abertura da exposição de fotos e lançamentos dos produtos do CeR-LGBTQI+, como vídeos e cartilhas; 18h: abertura oficial; 19h: conferência de abertura.
Dia 28/07 (quinta-feira): 17h: roda de conversa sobre o Plano Municipal LGBTQIAP+ de Juiz de Fora, com o poder público e sociedade civil; 19h: roda de conversa com o público trans da cidade, tratando das “Inexistências às visibilidades: a agência sociopolítica das pessoas trans em Juiz de Fora”.
Dia, 29/07 (sexta-feira): Duas mesas redondas, com temáticas que se articulam: às 17h, sobre Direitos e Cidadania LGBTQIAP+; e às 19h, sobre Saúde LGBTQIAP+; A partir das 20h, haverá uma feira cultural, com o lançamento de sete livros de autoras e autores que participaram das atividades durante este dia, e outras intervenções políticas, artísticas e culturais diversas.
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campo das Vertentes
Publicada por: RBSYS
Copyright © 2025 JCB WEB RÁDIO. Todos os direitos Reservados.